logo
Cultura & Variedades
     

29/03/2017
Nova edição do Sabores & Saberes traz texto especial sobre Fernão Dias

Bandeirante passou por cidades do Campo das Vertentes

Tem edição quentinha do Sabores & Saberes saindo do forno. E, com isso, já paira no ar aquele cheirinho mensal de história, tradição e informação temperada com bons toques literários.

No número 114 da publicação idealizada pela Credivertentes, 12 páginas trazem causos, adivinhas, reflexões, um artigo especial sobre sucesso e mercado de trabalho e, claro, registros com bases em pesquisas documentais e a oralidade popular.

Tudo para registrar personagens e passagens importantes do Campo das Vertentes, preservar a memória, resguardar legados e garantir, no futuro, que nada mais se perca. Na edição de março, que já circula gratuitamente em nossas 16 agências e está disponível para download aqui, um dos destaques é um traçado minucioso da passagem de Fernão Dias pela região. Chamado pelo poeta Olavo Bilac de “o caçador de esmeraldas”, o bandeirante é protagonista daquilo que o presidente do Conselho de Administração, idealizador do boletim e redator do material, João Pinto de Oliveira, chamada de “um marco fundamental na exploração territorial e na fixação humana de nosso Estado de Minas Gerais”.

Junto ao artigo especial, com seis páginas, há ainda anexos cartográficos para explicitar, com imagens, a rota traçada por Dias em busca de metais preciosos no território da então Colônia de Portugal. Na porção do mapa que mais tarde seria chamada de Minas Gerais, passou sete anos cruzando, entre outros locais, os futuros municípios de Ibituruna, Bom Sucesso, São Tiago, Morro do Ferro, Passa Tempo, Piedade dos Gerais...

Quer saber mais? Confira matéria completa no mais novo Sabores & Saberes a partir da página 4.

WhatsApp Email LinkedIn Google+