logo
Cultura & Variedades
     

20/09/2017
Festa de Nossa Senhora das Mercês termina neste final de semana

Procissão acontece no domingo, 24

Foto: Lucas Silveira

A tradicional Festa de Nossa Senhora das Mercês chega ao ponto alto neste final de semana. Com celebrações especiais desde o dia 15, a arquiconfraria dedicada à santa, em São João del-Rei, encerra novena neste sábado, 23, e se prepara para o Dia Maior, o domingo, 24, mobilizando o Centro Histórico com milhares de fiéis.

Segundo informações da Diocese são-joanense, neste ano “os participantes meditarão como tema a Carta Encíclica de São João Paulo II, Redemptoris Mater, que fala sobre a Bem-Aventurada Virgem Maria na vida da Igreja que está a caminho. Através das pregações executadas pelos bispos convidados, os fiéis são chamados a um novo ardor na obra da evangelização a exemplo da Mãe de Jesus apresentando em cada dia um aspecto do documento do papa, hoje, São João Paulo II”.

 

Agenda

Compromisso importante na agenda religiosa do Campo das Vertentes, as celebrações em honra à Virgem acontecem sempre no mês de setembro e, até sábado, são marcadas por missas às 6h, 15h e 18h30. Depois dessa última é proferida a Novena Solene.

Todos os dias também ocorrem confissões às 14h30 e às 18h.

Já o domingo, 24, começará bem cedo na paróquia, às 5h, com Alvorada Festiva e apresentação de uma banda municipal. Novamente haverá maratona de missas, desta vez às 6h, 7h, 8h e 16h. Haverá, ainda, Missas Solenes presididas pelo bispo diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart, às 10h e às 17h.

 

Procissão

Acompanhada por pelo menos 3 mil devotos todos os anos, a procissão com a Venerada Imagem de Nossa Senhora das Mercês percorrerá ruas do Centro Histórico a partir de 18h, com Te Deum Laudamus no interior da igreja dedicada à santa e queima de fogos na escadaria.

Já durante o cortejo haverá homenagens musicais feitas por membros do Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier, além de momento devocional das Irmãs Mercedárias e de funcionários do hospital que, ao lado do templo, também leva o nome da Imaculada.

A programação completa da festa pode ser conferida aqui.

WhatsApp Email LinkedIn Google+